a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Artigos
a

Crônicas (DES)AFINADAS*

Artigo produzido por Professores que participaram da Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa *

O cheiro de café inundava nossas percepções olfativas. A crônica deveria sair. Necessariamente. Uma tarefa um tanto quanto ingrata? O velho dilema: estávamos todos, juntos, diante do velho dilema: o eterno enigma da folha em branco.

Após alguns minutos de discussões, debates e reflexões as primeiras palavras deslizavam sobre o papel, imprimindo concretamente em tinta negra nossas impressões, até a poucos instantes tão abstratos!

Sete visões se conjugavam: uma era de Goiás, três tocantinenses e mais dois do Pará. A capixaba reivindicou sua posição no grupo. Cinco sotaques e sete vozes se afinando numa sinfonia desafinada.

Todos em busca de um comum ideal: relacionar-se com o texto, enamorar-se dele. Apropriando-se e sendo apropriadas por palavras, damo-nos conta, repentinamente, que representávamos naquele exato instante de formação pedagógica de professores, a cara tão inexata de um país de tamanhas proporções, sendo o Tocantins o cenário de encontro das crônicas cotidianas desses personagens tão diversos.

E, finalmente, maravilhando-nos com a prole tão dolorosamente dada à luz: o êxtase nos inundou a todos. O que se encontrou diante de nós já não se tratava de uma folha em branco.

* COMPONENTES:
Adermival Pereira de Carvalho
Elba Araújo de Aquino
Creuza Santos de Casto
Deborah Albuquerque
Regina Maria Ferreira
Seldma Maria Chaves Campos
Leonardo Batista da Silva

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading