a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Artigos
a


UM MOMENTO DE REFLEXÃO NA HISTÓRIA DOS NEGROS NO BRASIL

* Manuel Barbosa

A partir da chegado dos escravos no Brasil (1532-1538) onde eram apenas utilizados como mercadoria de troca o Brasil (senhores de engenho) se utilizou de mão- de- obra farta e barata para o desenvolvimento desta grande nação. Sofridos, maltratados e resistentes a escravidão destacamos ZUMBE DOS PALMARES representante legitimo desta raça tão discriminada e lutadora.

Hoje ao passar desses 500 anos de luta contra a discriminação racial ainda é nítido e latente em nossa sociedade a enorme exclusão do negro. O Instituto afro-brasileiro araguainese tem como objetivo fundamental a informação e conscientização do enorme valor, valorização e contribuição na construção desse grande sonho de ser BRASILEIRO. Combater o racismo, o preconceito e levantar a auto-estima é sem duvida o nosso propósito como movimento social. A educação brasileira tem atualmente a oportunidade legal/jurídica (Lei 10.639/2003) de inserir no currículo educacional a obrigatoriedade da temática HISÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA nos bancos escolares, representando desta maneira um significativo resgate da história africana no Brasil.

No mês de novembro comemoramos o dia da consciência negra, e convidamos a todos para uma reflexão de lutarmos conta o preconceito racial que ainda fere e mancha nossa sociedade e juntos construir uma prática social que destaque o negro como sujeito ativo na construção dessa nova sociedade.              

Muito Axé!      


* Professor da Rede Estadual de Ensino e Diretor do Col Est. Ademar Vicente Ferreira

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading