..:: Diretoria Regional de Ensino de Araguaína ::..
a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Coordenação Regional de Administração e Finanças
a


Dica de Informática

BLOK FREE

O Blok Free é um pequeno software gratuito com o qual se pode bloquear programas ou janelas e filtrar sites da Internet. Utiliza um sistema de filtragem avançado através da análise dos títulos das janelas fazendo os bloqueios por palavras-chave. Pode-se economizar com manutenção filtrando certos tipos de sites, que contenham conteúdo ilegal como sites hackers, crackers e também sites com conteúdo pornográfico. Isto porque geralmente a maioria das pragas virtuais como vírus, worms (vermes) e trojan-horses (cavalos de tróia) se instalam no computador justamente ao se visitar algum site desses tipos (vale lembrar que não é uma regra, são apenas estatísticas).

Desta forma já se irá reduzir consideravelmente as chances de o computador ser contaminado com algum tipo de praga virtual. Ainda se pode evitar fazer manutenção no computador bloqueando downloads e instalações, o que irá reduzir as chances de algum usuário executar algum arquivo suspeito de conter algum tipo de vírus.

Ao diminuir as chances dos computadores serem infectados por algum tipo de praga virtual, que geralmente diminui o desempenho ou que pode até mesmo tornar impossível o uso do computador, se estará evitando fazer manutenções nos computadores ou formatação dos mesmos.

A instalação do programa é bem simples e será explicadas nas telas a seguir, mas primeiramente faça o download do programa clicando aqui:

Após baixar o programa, dê um duplo clique sobre ele, teremos então a figura a seguir.

Basta clicar em avançar até o fim da instalação.

Ao finalizar ele exibe estas informações:

Lembre-se de anotar que a senha inicial é superb.

Para começar a trabalhar com o programa, procure ao lado do relógio do Windows o ícone de um cadeado, clique com o botão direito e escolha configurar. Neste momento ele pedirá a senha inicial superb.

Digite na caixa e pressione OK:

Teremos então a tela inicial do programa, como mostra a figura abaixo:

A primeira coisa a fazer e definir uma nova senha, escolha uma e anote para não esquecer, preencha o campo NOVA SENHA e CONFIRMAÇÃO e clique em TROCAR, pronto já definimos uma nova senha.

Na caixa LISTA DE BLOQUEIOS já tem algumas informações que você pode deletar, agora indique quais termos o programa deve bloquear, não precisa ser a palavra toda, por exemplo, se você deseja bloquear acessos a conteúdo adulto, pode digitar a o termo SEX ou invés de sexo ou sexual, pois no momento que o programa encontrar o termo SEX ele já vai fechar o programa, não importa se alguém tentou abrir uma figura, uma pasta ou um site.

Faça uma lista bem enxuta, pois o programa aceita apenas 200 caracteres.

Sugestão de uso para laboratórios de informática e a escola em geral.

Dúvidas sobre a configuração, pode entrar em contato com Renilson (renilsonpv@seduc.to.gov.br) ou Wiliam (wiliamc@gmail.com), pelo telefone 3411-5018 ou pelo formulário de contato.

Façam sugestão de dicas para colocarmos no site.

Boa sorte.

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading