a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Notícias da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína
a


Presidente Lula participa da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2009)
Assessoria de imprensa/Ministério da Ciência e Tecnologia com adaptações

Nesta terça-feira (6/4), às 15h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). Esta edição premiará estudantes com 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze. A competição tem contribuído para criar um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

Do Tocantins, participa o aluno Auster José de Paiva Araújo, da Escola Técnica Federal de Palmas.

Além de receberem as medalhas, os alunos premiados ganham bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para estudar matemática durante um ano. Os 30 primeiros colocados são beneficiados com a Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). Esta atividade visa prepará-los para participação de competições internacionais na área. Os professores participantes também são contemplados com estágios promovidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT).

A Obmep tem como público-alvo os estudantes de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e secretarias de educação também concorrem a prêmios. Entre os objetivos da competição estão o estímulo ao estudo da matemática entre os alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento de professores das escolas públicas; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia promoveram a Obmep desde 2005. A competição é executada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais informações www.obmep.org.br

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading