a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Notícias da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína
a

Arranjos regionais estimulam o desenvolvimento da educação no Tocantins
Escrito por Chris Cullen -  Seg, 20 de setembro de 2012

"Arranjo de Desenvolvimento da Educação Rio Tocantins" foi o tema do II Seminário promovido pela Comunidade Educativa CEDAC e o Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito - CESTE, na manhã e tarde do dia 18/09/12 no Auditório Horário Neves do Hotel Relicário, com o objetivo de debater conceitualmente a proposta de atuação em arranjos municipais para promover o desenvolvimento educacional no âmbito do crescimento sustentável do território composto pelos municípios dos estados do Tocantins e Maranhão. Os municípios pertencentes aos arranjos definem as prioridades a serem enfrentadas a curto e médio prazo.

Arranjos regionais constituem um modelo de parceria envolvendo gestores públicos, sociedade civil, empresas e ONGs, no intuito de implantar e estimular políticas públicas efetivas em áreas chave (educação, saúde, assistência social, segurança pública) para o desenvolvimento de uma região.

Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE Mozart Neves Ramos foi um dos palestrantes do seminário, no qual discorreu sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação, Elaboração das diretrizes Operacionais dos ADES pelo CNE dentre outros.

Segundo Mozart, o arranjo regional consiste em trabalhar também o coletivo: “Os fluxos mudaram, a dinâmica do conhecimento mudou, o mundo está mudando rapidamente com as inovações tecnológicas, estamos aqui hoje para celebrar conquistas. Então se de alguma maneira nós não fizermos este esforço coletivo, quem está muito mais à frente de nós, como países da comunidade européia que já trabalham num amplo território, por que a gente fica com tantas limitações? Por que não aprendemos a trabalhar no coletivo? Eu acho que o passo que a gente vai ter que trabalhar vai ser este”. Afirma Mozart.

O evento contou também com a participação do Diretor Regional de Ensino e Arguaína Jorge Luiz Medeiros, Prefeitos, Secretários Municipais de Educação dos Estados de Tocantins e Maranhão, representantes da UNDIME, CESTE, GAIA e SEDAC.

“Esta parceria é estilo consórcio, mas o arranjo é muito mais dinâmico, então já é uma conquista muito grande estarmos nessa parceria, através dos arranjos para desenvolver a educação com base na melhoria do ensino do Estado do Tocantins e do Maranhão. A gente espera que esse encontro seja muito proveitoso desejamos a todos que estão participando, que interajam informando suas dificuldades e também apresentem suas soluções”, ressalta o Diretor Regional de Ensino Jorge Luiz Medeiros.
Na ocasião, foi firmado o compromisso de parceria através da assinatura do documento de celebração do ato constitutivo pelas autoridades competentes.

Confira imagens:

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading