a
 Início | Minutas de Ofícios | Ramais DRE | E-Mail das Escolas | Previsão do Tempo | Busca no SiteFale com a DRE
a
a
Notícias da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína
a

Colégio Estadual Jorge Amado promove ações pedagógicas inovadoras e fomenta cidadania
Escrito por Chris Cullen

O Colégio Estadual Jorge Amado, por meio de sua equipe pedagógica gestora, educadores e de todos os profissionais que atuam na escola, desenvolveu uma série de ações para melhorar a aprendizagem dos alunos durante todo o ano. O objetivo é envolver e encantar todos os estudantes e a comunidade num espaço destinado à cultura e ao aprendizado. Estimulados com atividades lúdicas, os estudantes podem ampliar seus conhecimentos e despertar o prazer e a importância que a literatura, o teatro e a leitura têm em suas vidas.

Alguns dos projetos que deram certo têm sido realizados desde o ano passado, e estão inseridos no Projeto Político Pedagógico do colégio.  Os profissionais da escola, por exemplo, participaram de uma Oficina de Arte em EVA no laboratório de informática, e os alunos simultaneamente receberam oficinas de Pintura em tecidos. Dentro das diversas atividades, o colégio conta com sessão de cinema, palestras educativas, oficinas para professores, rádio escolar, teatro, dança, jogos interclasse, ações de combate às drogas, evasão escolar, gincanas, aulas dinamizadas, projetos como Portal do Amor, coreografias, momento cívico – devocional, pesquisa em laboratório de informática, biblioteca, cinema na escola, festas juninas, peças teatrais e eventos culturais.

Nos eventos escolares são abordados temas sociais para auxiliar nas práticas pedagógicas. Na ocasião desses eventos como o Portal do Amor, foram expostos trabalhos e atividades, leituras de cartas através da Rádio Escola, além de apresentações teatrais e musicais, com a intenção de divulgar e dar visibilidade às produções feitas em sala de aula. Os eventos contam com a presença de pais, comunidade, professores, alunos e comunidade escolar, tudo isso baseado no calendário escolar e Dias Temáticos. Os temas abordados nas palestras são diversificados desde a “Relação Família e Escola”, DSTS, verminose e gravidez na adolescência. A escola conta com a parceria de instituições como o ITPAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituições Religiosas. A iniciativa ofereceu aos estudantes maior compreensão das dificuldades de aprendizagem, além de orientações. A equipe que atua na escola elabora desde o início do ano suas diretrizes, para direcionar suas ações e melhor conduzir seus trabalhos. Já o grupo de profissionais de merendeiras juntamente com o financeiro, elabora o cardápio da merenda escolar que é diversificada e agrada muito aos alunos, a escola realiza constantemente reuniões cujos objetivos de aprendizagem e recursos são reavaliados e estudados, para melhorar a forma de aprender e ensinar. “A intenção foi refletir sobre fatores que permeiam a ação pedagógica do espaço da Educação no nosso colégio, através de palestras, oficinas, teatro, valores familiares, éticos, etc. Essas iniciativas são cruciais para uma maior sensibilização e aprendizado das nossas crianças e jovens” ressalta o Diretor Lacerda Cardoso.

Maiores informações: 3414-1223 Com Adaís e Aldenes.

Confira imagens:

<< Voltar

Print Friendly and PDF

Links Relacionados:

P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

a
© 2007-2018 | Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - Av. dos Engenheiros, 337, Setor Jardim Paulista - Araguaína - TO - CEP 77809-320
a


Loading